quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

iDE

Ir é sair da inércia e romper falta de movimento espiritual. Se movimentar para Deus é ir! Ide! fazer!! não somente se agitar em sí mas criar algo realmente valioso para o Eterno.

O Deus Criador quer que eu gere vida através do Zoe que Ele me deu para ser multiplicado. É lindo!


LUTANDO PELO CONSOLIDAR


LUTANDO PELO CONSOLIDAR
Isaías 40:1
É projeto de Deus que todo aquele que O recebe como Senhor e Salvador de sua vida seja consolidado.
MT. 11:28
Todos nós chegamos ao Senhor Jesus quebrados, feridos e desacreditados, inclusive, por nós mesmos, mas o Senhor nos recebe do jeito que estamos. Ele consolida e restaura plenamente a nossa sorte.
Precisamos compreender consolidação. Dentro desta perspectiva, trataremos de consolidação como um processo contínuo. Ou seja, trabalhar este poderoso instrumento de Deus, entendendo que um discípulo é como um filho espiritual gerado no reina do espírito, portanto devemos acompanhá-lo respeitando todas as fases de seu crescimento.
Veremos nesta lição o que é consolidação e quais os passos que devemos dar a fim de termos um bom resultado.
1 – O QUE É CONSOLIDAÇÃO?
O processo da consolidação pode ter duas compreensões, de maneira geral. A primeira diz respeito ao processo da Visão, que leva o novo convertido do Pré-encontro à Escola de Líderes. Nisso vemos o acompanhamento no processo da Visão, pois sabemos que Deus chama o homem para assumiu um relacionamento com Ele e, conseqüentemente, cumprir a Sua vontade de maneira completa.
Outro entendimento acerca de consolidação pode ser compreendido como um processo de vida. Ou seja, estamos falando de acompanhar os passos do novo convertido fazendo com que ele se torne, segundo diz a Palavra, maduro na fé.
Consolidar é tornar sólido, firme. É cuidar da ferida e da fratura do novo convertido. É o trabalho processual mais eficaz na vida do discípulo, é trazer o consolo para a dor, tristeza, amargura, depressão, frio, fome, solidão e da falta de amor. MT.20:28/ Jo 21:10,13
Consolidar é um ato de amor. É amar, investir, valorizar, perseverar, esperar, perdoar, chorar, pagar para ver a pessoa gozar da plena vida que há em Cristo Jesus. É gerar filhos para Deus.
1.2 Três Processos de Consolidação de Deus para o homem
a) Deus consolidou o homem. Em Gênesis 2:16; 3:8, a Bíblia relata que o Senhor ministrava ao homem na viração do dia.
b) Deus não desiste do homem. Jo 10:10
c) Deus estabeleceu aliança com o homem para resgatá-lo (Gn. 3:15)
Assim como Deus, não devemos desistir jamais do nosso discípulo, pelo contrário, após gerá-lo devemos consolidá-lo independente da situação e das condições.
O que precisamos ter para Consolidar? O ponto chave antes de qualquer estratégia é amar vidas.
Porém outras coisas podemos otimizar, assim como:
A - Estrutura
Possuir uma vida regida pelos Princípios Bíblicos. Independente das circunstâncias que estamos vivendo, devemos manter um coração firme, solidificado na Palavra e nas promessas do Senhor. (I Co 15:58)
B – Base
Ser conhecedor da Palavra de Deus para ensinar a outrem. (II Tm. 2:15)
C – Amor
Fazer a obra tendo a plena consciência de que trabalhamos para Deus e não para homens. (Cl.3:23).
1 -- PARA QUE DEVEMOS CONSOLIDAR?
Devemos consolidar para que as pessoas que chegam até nós sejam formadas em Jesus e na Sua Palavra, a fim de serem libertas de todas as amarras do diabo, livres de feridas na alma, rejeição e sentimentos de incapacidade. (Pv.23:14)
Precisamos compreender que consolidar não deve ser um processo mecânico e, portanto, precisa haver a compreensão do “para quê” relativo a esse processo. As pessoas são consolidadas para se tornarem capazes de tomar decisões acertadas dentro de todos os princípios da Palavra. Afinal, Deus nunca quis que Seus filhos fossem robôs, que não tivessem condições de escolher. Deus quer que o homem O escolha de livre e espontânea vontade e assim possa servi-lO e adorá-lO.
Quando estabelecemos esses passos fazendo com que os discípulos sejam conhecedores da Palavra, estamos estabelecendo condições para que sejam responsáveis, maduros e conscientes de sua missão. Assim como uma criança que chega ao mundo e passa por todas as fazes de crescimento, temos que levar os discípulos a esse nível de consciência.
2  – COMO PODEMOS CONSOLIDAR NO DIA-A-DIA A NOSSA CÉLULA?
2.1  – Estabelecendo os princípios para consolidar o caráter
Devemos lembrar que no processo da consolidação estamos lidando com pessoas que não tiveram, em sua maioria, Princípios Bíblicos implantados em suas vidas (Rm.10:17). Então, teremos que dar a elas bases bíblicas, a fim de que sejam firmados em sua nova fé (Pv.1:7).
  1. 2 – Gerando relacionamento para firma alianças

ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO GANHAR


ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO GANHAR
Modelo/ ter uma palavra / ter vida ok
Provérbios 11:30
1 – ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO GANHAR ALMAS
 Para ganhar precisamos entender o que é alma, o que é Evangelho, o que é pregar.
-->1.1  -->O que e almas?
Alma é uma vida, que em todos os sentidos precisa de Deus, e da salvação de Cristo Jesus. A palavra alma vem do termo grego psiquê. Dela são derivadas as palavras: psicologia, psicose, psiquiatra. É um termo usado para designar a sede as emoções, da vontade, do desejo, da afeição, da mente da razão e da compreensão. Podemos dizer que alma é o “eu interior”, a essência da vida, a pessoa em si.
1.2 O que é pregar? Romanos 10: 13-15
A palavra grega usada para “pregar” no texto é Kerigma e quer dizer anunciar, proclamar ou publicar. Isso significa que, para pregar o Evangelho, não é necessariamente preciso ingressar antes num seminário teológico. Através do IDE de Jesus, um púlpito pessoal é designado para cada crente – em casa, na comunidade, no trabalho, na escola – a fim de que ele possa contar aos outros a Boa Notícia do Evangelho de Cristo.
Pregar significa convencer o homem sobre a importância da vida com Deus, levando-o ao culto racional. Uma alma (mente) que sabe e tem consciência da obra redentora de Cristo por sua vida.
1. 3 – O que é o Evangelho?
A palavra Evangelho vem da palavra grega euaggelion e significa Boas Novas. Que Boas Novas são essas pregadas pelo Evangelho? Boas Novas é o mesmo que boas notícias. São as boas notícias de que Deus proveu a salvação para os perdidos, e isto através do nascimento (Jo 1:1), morte e ressurreição de JESUS CRISTO. (Jo 1:1;3:16/ Lc 4: 18-21;7:22)
Sempre que as boas notícias são proclamadas no poder do Espírito Santo de Deus, (I Co 2:4/ Gl.1:11), há:
1 – Autoridade de Cristo (Mt 28:18-20)
2 – Revelação da justiça de Deus (Rm 1:16,17)
3 – Arrependimento genuíno (MT 3:2;4:17)
4 – Convencimento do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8/ At 24: 25).
5 – Originalidade da fé (Fp 1: 27/ Rm 10:17)
6 – Salvação, vida e o dom do Espírito Santo (Rm 1:16/ I Co 15:27/ I Pe 1: 23).
7 – Libertação do domínio do pecado e de Satanás (MT 12:28/ At 26:18/ Rm 6)
8 – Esperança (Cl 1: 5,23); paz (Ef 2:17); imortalidade (II Tm 1:10).
9 – Advertência sobre o juízo (Rm 2:16).
10 – Apresentação da condenação e morte eterna quando rejeitadas (Jo 3:18).
Diante disso, qual a importância de ganhar almas?
Romanos 1:14; I Coríntios 9:16 / E no capítulo 2 de Efésios, ele nos responde à pergunta explicando o porquê de ser importante ganhar almas.
A pessoa que não conhece a Cristo está morta espiritualmente, portanto precisando de vida. Ef.2:1. A pessoa sem Cristo está seguindo um caminho de destruição, portanto precisando de libertação. (Ef 2:2,3). A pessoa sem Cristo está sem esperança, portanto, precisando de Deus. (Ef 2: 12) A pessoa sem Cristo está separada de Deus, portanto precisando de Jesus. (Ef 2: 13-14)
Portanto quando eu sou canal de vida, libertação esperança e intimidade com Deus, automaticamente eu fico mais vivo, liberto, renovado e íntimo do Pai. Quando eu ganho almas eu poço pedir o milagre com autoridade.
2 – OS GANHADORES DE ALMA, SEGUNDO A PALAVRA
- Mostram a mais alta sabedoria. Pv. 11:30
- Brilharão – Dn. 12:3
- São treinados por Cristo, numa nova chamada. MT 4:19/ Lc 5:10
- Sacrificam direitos e privilégios pessoais. I Co 9:19
- Arrebatam pessoas como tições tirados do fogo. Jd 23
- Em Lucas 19:10, Jesus conclui a evidência da necessidade da pessoa: ela está perdida, precisando ser encontrada “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”

Oração e Jejum

Venha acender esse fogo na presença do Eterno Deus nos cultos de avivamento do MIRE. 


Sem dúvida, o jejum deve fazer parte de nossa vida em Cristo para nos tornarmos melhores guerreiros na batalha em que estamos. Jesus foi claro:

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6.16-18)

Muitos discípulos novos indagam sobre o valor do jejum, como fazê-lo, por quanto tempo, etc. Para ajudá-los, vamos responder à pergunta:


PARA QUE SERVE O JEJUM? 

• PARA SANTIFICAÇÃO INDIVIDUAL – Salmo 35.13; 69.10

Por trás dos pecados que nos dominam, dos fracassos pessoais, por trás dos muitos males que afetam a igreja e obstruem os canais da bênção de Deus, os choques de personalidade, temperamentos, por trás de tudo isto se encontra o orgulho do coração do homem. O jejum é um corretivo divino que prepara a terra, quebra o orgulho, disciplina o corpo e humilha a alma.

• PARA QUE DEUS NOS OUÇA – Esdras 8.21-23; Neemias 9.1-3

O jejum dá asas à oração; dá poder nas petições (Jeremias 29.13,14; Joel 2.12). A oração é guerra contra as forças opositoras. O homem que ora com jejum testifica aos céus que quer aquilo que busca.

• PARA FAZER COM QUE DEUS MUDE A DIREÇÃO DAS COISAS – Jonas 3.4,10; 1 Reis 21.27

Aqui uma cidade prevaleceu com Deus pelo jejum e oração. Deus enviou Jonas a Nínive para estender sua misericórdia aos ninivitas.

• PARA SOLTAR OS CATIVOS – Isaías 58.6

Há aqui uma aplicação espiritual para os crentes de hoje. É uma luta que se trava nas “regiões celestiais”. Satanás é um adversário duro e não quer tirar sua mão das almas e corpos das pessoas, a menos que seja forçado a fazê-lo. O jejum provê esta força.
Fortalecimento do intercessor para forçar o inimigo a largar sua presa.
Dá autoridade no momento em que se deve dar a ordem de libertação.

• PARA DERROTAR O HOMEM FORTE – Isaías 49.24-25; Mateus 12.29; Lucas 11.21-23

Há casos de necessidade ao nosso redor. O Senhor quer que tenhamos a autoridade de enfrentar as forças ao nosso redor. “Em meu nome expelirão demônios” (Mateus 17.21; Marcos 16.7).

• PARA RECEBER REVELAÇÃO – Daniel 9.2,3,21,22

Daniel treinou-se desde cedo em sua alimentação (Daniel 1.8,11-16; 9.2,3). O Novo Testamento relata casos de jejum: Pedro (Atos 10.10); Paulo (Atos 27.21-24; 2 Coríntios 11.27). Paulo jejuava com freqüência e o capítulo seguinte fala de suas revelações.
Nada nas Escrituras indica que devemos buscar sonhos e revelações; quando buscamos a Deus, podemos encontrá-las.
Necessitamos constantemente da revelação de Deus para nossas vidas.

• PARA SUBJUGAR O CORPO – 1 Coríntios 9.27; Êxodo 16.3

Deus nos deu o corpo e certos instintos básicos que incluem os apetites do corpo, mas requer que tenhamos o físico submisso ao espiritual.
O cristão tem que saber distinguir a linha entre satisfazer os desejos normais do corpo e as demandas do espírito.
Paulo insistia em disciplinar o corpo para não “satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13.14). “Revestir-se do Senhor Jesus”.
Para o discípulo o jejum é um exercício espiritual tão eficaz como a ginástica o é para o atleta.
Eliminação dos alimentos que viciam o corpo.

ASPECTOS PRÁTICOS DO JEJUM


• O JEJUM E O CORPO – 1 Coríntios 6.13,19,20

Um corpo normal, saudável e bem alimentado pode resistir por várias semanas sem ser prejudicado. O corpo vive de excesso de gorduras e somente depois de muito tempo é que começa a consumir as células vivas, entrando em estado de inanição.
O jejum ajuda o corpo a purificar-se.

• PARA SAÚDE E CURA – Isaías 58.8; 3 João 2